terça-feira, 24 de agosto de 2010

What tu dis qu'est-ce que tu say?





Eu tenho um problema grave. E não é uma coisa pontual, é antes uma coisa recorrente e diária que me irrita até mais não, me faz mudar de cor e me deixa em pior estado que a TPM.
E isto porque, embora falemos a mesma língua, ele há pessoas que não se conseguem expressar através dela e que depois se refugiam num “não entendeste bem”. E logo a incapacidade deles passa a ser a nossa. É uma espécie de transferência imediata… Não é porque não se sabem explicar, a malta é que é básica e não entende.
Ora eu falo português (thats not even the point) e se estou a falar com alguém na mesma língua a última coisa que vou ter em consideração é se essa pessoa está a dizer o que quer ou a dizer o que não quer porque não se sabe exprimir. Tenho pena mas não consigo pedir desculpa por dominar (o suficiente para me exprimir pelo menos) a língua de Camões que por acaso – pasmem-se! – é a minha língua mãe. Um feito!
E muito sinceramente estou numa fase da minha vida em que não tenho paciência. Provavelmente sou intolerante, seguramente sou intransigente, mas gostava de viver rodeada de pessoas que dizem o que querem dizer e que sabem exprimir-se, ou ainda de pessoas que não o sabendo fazer tenham a capacidade de entender que efectivamente não o sabem e parar para explicar o que querem ao invés de atacarem quem se limita a dar sentido ao que ouviu o que, diga-se de passagem, muitas vezes já é um exercício difícil.

16 comentários:

  1. Às vezes (felizmente são pontuais), movido pelo medo, também cometo esse erro. :\

    ResponderEliminar
  2. Essa do medo também é uma desculpa recorrente.
    Quem tem medo compra um cão... :D

    ResponderEliminar
  3. É importante saber falar e fazer-se entender, pois muitas vezes quem não o faz dá lugar a mal entendidos desnecessários.

    ResponderEliminar
  4. por acaso não concordo que aconteça tantas vezes assim , também acontece muitas vezes as pessoas dizerem que não se explicarma bem...

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente existe muita gente lenta de raciocínio.

    ResponderEliminar
  6. LOL como eu te entendo! já não há paciencia.

    ResponderEliminar
  7. Caia: Exactamente.

    Separado:Não concordas que aconteça tantas vezes assim? Eu estou a falar de mim, da minha experiência e comigo acontece muito e em tudo, trabalho, amigos, relações. E, já que me disse intransigente, também me acaba por chatear que repitam isso do não me expliquei bem. Não é necessário ser-se a pessoa mais letrada do mundo para se dizer o que se quer efectivamente dizer.

    Vontade: Não sei se será só o raciocínio que é lento...

    Noah kai: welcome. Não há mesmo...

    ResponderEliminar
  8. "Quem tem medo joga dominó!"

    É assim que se diz hoje em dia, a do cão já se tornou obsoleta.

    Além do mais, referências ao melhor amigo do homem em expressões populares, é algo que temos com fartura, e muitas vezes pouco dignas para o animal. Se bem que há quem consiga usar a imagem do fiel companheiro num âmbito mais inter-relacional, o que, embora não denegrindo o bom nome do canídeo, também não me parece que seja de uma eficácia sequer mediana.

    No que concerne à questão da comunicação, devo dizer que por vezes leio coisas que consigo entender de três maneiras diferentes. O que me obriga a ter algum tacto(e muita fé)na resposta que vou dar. Podia dizer que isso só me acontece com representantes do sexo feminino, mas é um pormenor irrelevante...

    ResponderEliminar
  9. Não só é um exercicio dificil como é, muitas vezes, perfeitamente futil...
    ...mas basta o interlocutor ter uma frase como "Não me estou a conseguir explicar bem..." para que a minha atitude seja de absoluta compreensão e cooperação numa tentativa de entender.
    Cláro que quando esta frase não existe, ou, pior, existe qualquer coisa do tipo "mas o que é que não percebeste?" e vem uma certa dose de intolerância da minha parte.
    Ninguém é perfeito e há dias ou alturas em que simplesmente não se consegue concretizar uma ideia em palavras. Mas há que reconhecê-lo...

    :)

    ResponderEliminar
  10. Alone: Realmente essa dos provérbios (já não me recordo bem daquele que ia dar o toque a esta resposta) o que não falta são cães. Mas como tu bem sabes, é exactamente isso que eu sou (e atentem bem que eu disse cão e não cadela).
    Voltando, o proverbio que cães que neste momento melhor se aplicaria seria "mordedura de cão cura-se com o pêlo do mesmo cão"... Só não sei onde anda o pelo e a mordedura já infectou, acho que nem amputando me safo.
    Quanto ao facto absolutamente irrelevante, é normal que apenas as meninas te deixem preocupado uma vez que te estás absolutamente a marimbar para o sentido subliminar das comunicações dos gajos. Fosses tu gay e verias que o problema era exactamente o mesmo.

    ResponderEliminar
  11. Ulisses: Eu sou daquelas que se passa quando a mandam ter calma... Sempre que me dizem para ter calma o resultado é exactamente o oposto e também sou das que vai à lua com um não entendeste bem... Sou capaz de dizer coisas más, muito más mesmo... Nos dias que não me consigo explicar vai tudo à frente mas assumo o que disse, mesmo quando não o quis dizer.

    ResponderEliminar
  12. A comunicação é um dom e nem toda a gente o tem.
    Quando ela está pejada de subliminaridade teleológica, o resultado será necessariamente desastroso...
    Citando Kurtz, "And then I realized, like I was shot, like I was shot with a diamond bullet through my forehead. And I thought, My God, the genius of that! The genius. The will to do that. Perfect, genuine, complete, crystalline, pure."

    ResponderEliminar
  13. Pedro: Dá-me com força mas passa-me depressa...

    Maldonado: Isso dos diamantes não é aquilo que nós dizemos do dar pérolas a porcos :D?
    vá, há quem saiba reconhecer o que é precioso. Muito boa citação.

    ResponderEliminar
  14. Os diamantes têm um efeito afrodisíaco sobre as mulheres... :)
    Kurtz é genialmente maldito nas suas tiradas, mas "Even the jungle wanted him dead"...

    ResponderEliminar
  15. and that's who I really took my orders from anyway...

    ResponderEliminar